Quais são os resíduos de aminoácidos fosforilados e como funciona a regulação da atividade de proteínas por fosforilação.

Passo 1

Vamos resolver uma questão sobre quais aminoácidos podem ser fosforilados e como essa fosforilação regula a atividade das proteínas. Para isso, vamos precisar entender um pouco sobre a estrutura das proteínas e os processos de modificação pós-traducional.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre os resíduos de aminoácidos que podem ser fosforilados. Os três aminoácidos mais comuns que passam por fosforilação são:
  • Serina (Ser)
  • Treonina (Thr)
  • Tirosina (Tyr)
Esses aminoácidos possuem grupos hidroxila (-OH) em suas cadeias laterais, o que facilita a adição de um grupo fosfato.

Passo 3

Agora, vamos entender como a fosforilação funciona na regulação das proteínas. A fosforilação é uma modificação pós-traducional, ou seja, ocorre depois que a proteína foi sintetizada. Nesse processo, uma enzima chamada quinase adiciona um grupo fosfato ( ) ao resíduo de serina, treonina ou tirosina.

Passo 4

A adição desse grupo fosfato pode causar uma mudança conformacional na proteína, ou seja, altera sua estrutura tridimensional. Essa mudança pode ativar ou inativar a proteína, dependendo do contexto celular. Além disso, a fosforilação pode influenciar a interação da proteína com outras moléculas, afetando processos como sinalização celular, transporte de íons e controle do ciclo celular.

Passo 5

Para remover o grupo fosfato, temos as enzimas chamadas fosfatases. Esse ciclo de adição e remoção de fosfato permite que a célula regule de forma dinâmica as atividades das proteínas conforme necessário.

Resposta

Os resíduos de aminoácidos fosforilados são serina, treonina e tirosina. A fosforilação dessas proteínas regula sua atividade ao adicionar grupos fosfato que alteram a estrutura e as interações das proteínas, funcionando como um interruptor que pode ativar ou desativar funções celulares importantes.

Exercícios relacionados

O retículo endoplasmático é local de síntese e amadurecimento de proteínas que irão compor a membrana plasmática ou serão secretadas pelas células (dentre outras funções). Quando há excesso de proteínas mal enoveladas, ocorre uma resposta conhecida como estresse de retículo ou unfolded protein response (UPR), que faz com que a célula tente resolver esse problema. Explique o que é a UPR e os três mecanismos moleculares envolvidos nesta resposta.
Explique as funções do lisossoma e seu funcionamento.
Defina e dê exemplos de:
Receptores com atividade tirosina quinase
Usando técnicas de engenharia genética, um pesquisador alterou a sequência do gene de uma proteína nuclear que passou a ser secretada quando expressa por uma célula. Explique o que o pesquisador fez para isso acontecer?