Sobre o circuito elétrico e os efeitos do galvanismo, determine as proposições verdadeiras as falsas ( F ): 2( ) A corrente segue do excesso para a falta em um circuito elétrico.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre circuitos elétricos e os efeitos do galvanismo. Precisamos determinar se a proposição “A corrente segue do excesso para a falta em um circuito elétrico” é verdadeira ou falsa. Para resolver isso, vamos lembrar como a corrente elétrica se comporta nos circuitos.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa “corrente seguir do excesso para a falta”. Em termos simples, isso quer dizer que a corrente elétrica flui de um ponto com maior quantidade de carga positiva (excesso) para um ponto com menor carga positiva (falta). Esse fluxo é conhecido como corrente convencional.

Passo 3

Na teoria dos circuitos, usamos a convenção de que a corrente elétrica vai do polo positivo ao polo negativo da fonte de alimentação, como uma bateria. Isso significa que a corrente está se movendo de uma região de maior potencial elétrico para uma de menor potencial elétrico.

Passo 4

Além disso, no contexto do galvanismo, que estuda os efeitos da eletricidade em reações químicas, essa direção da corrente é fundamental para entender como as reações de oxidação e redução acontecem nos eletrodos.

Resposta

V

Exercícios relacionados

Sobre o circuito elétrico e os efeitos do galvanismo, determine as proposições verdadeiras as falsas ( F ): 4( ) O estudo da eletricidade encontrou um divisor de águas. Podemos dizer que antes de Volta estudamos a Eletrostatica. O galvanismo pode ser chamado de Eletrodinîmica.
Sobre os trabalho de Luigi Galvani e de Alexandre Volta, determine as proposições verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ):
8.( ) A descarga elétrica produzida por enguias elétricas deve ser produzida em decorrência dos atritos entre as partes internas do seu corpo.
Sobre o circuito elétrico e os efeitos do galvanismo, determine as proposições verdadeiras as falsas ( F ): 8. ) Na eletrólise ativa com eletrodos de prata em solução aquosa de nitrato de prata, a corrente elétrica quebra a molécula de nitrato de prata. A prata que sobra segue para um dos eletrodos e o nitrato segue para o outro eletrodo para pegar mais prata.
A intensidade das correntes galvânicas (corrente de fluido elétrico em um circuito) poderia ser indicada pela rapidez com que ocorria a eletrólise ativa. No caso da eletrólise com eletrodos de prata e solução aquosa de nitrato de prata, poderiamos ter uma boa noção da intensidade de corrente galvânica pela transferência de massa em função do tempo. No circuito I , um dos eletrodos aumenta a sua massa de 30 mg para 50 mg , em 4 minutos. No circuito II, um dos eletrodos diminui a sua massa de 50 mg para 35 mg , em 6 minutos. a) Qual dos dois circuitos possui a maior intensidade de corrente galvânica?