Vazão é vetor ou escalar?
Passo 1
Primeiro, vamos entender o que a pergunta está perguntando. A questão é: “Vazão é vetor ou escalar?”. Estamos falando de vazão, que é um conceito da física, mais especificamente da hidráulica e da mecânica dos fluidos. Para responder, vamos precisar saber a diferença entre grandezas vetoriais e escalares.
Passo 2
Vamos começar definindo o que são grandezas escalares e vetoriais. Grandezas escalares são aquelas que possuem apenas magnitude, ou seja, um valor numérico. Exemplos são temperatura, massa e tempo. Já as grandezas vetoriais têm magnitude e direção, como velocidade, força e aceleração.
Passo 3
Agora, vamos falar sobre vazão. A vazão pode ser entendida como a quantidade de fluido que passa por uma seção em determinado tempo. Existem dois tipos principais de vazão:
-
Vazão Volumétrica: mede o volume de fluido que passa por uma área por unidade de tempo. Sua unidade é, por exemplo, metros cúbicos por segundo (
). -
Vazão Mássica: mede a massa de fluido que passa por uma área por unidade de tempo. Sua unidade é, por exemplo, quilogramas por segundo (
).
Passo 4
Observando as definições, percebemos que tanto a vazão volumétrica quanto a vazão mássica possuem apenas um valor numérico associado a elas, sem indicar uma direção específica. Isso significa que elas são grandezas escalares, já que não envolvem direção, apenas quantidade.
Passo 5
Para reforçar, mesmo que a vazão esteja relacionada ao movimento de um fluido, o próprio conceito de vazão não carrega informação sobre a direção desse movimento. A direção é representada por grandezas como a velocidade do fluido, que sim, é uma grandeza vetorial.
Resposta
A vazão é uma grandeza escalar.