Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 1.Problemas - Ex. 156
156 – Escreva um ensaio que explique o funcionamento de fornos de micro-ondas e o motivo por que cozinham muito mais rápido do que fornos convencionais. Discuta se fornos elétricos convencionais ou de micro-ondas consomem mais energia elétrica para a mesma tarefa.
Passo 1
O forno de micro-ondas funciona com frequência de 2,450 gigahertz, a mesma frequência de ressonância das moléculas de água. Dessa forma, a radiação excita as moléculas assimétricas, como a da água, óleos e açúcar. Sendo assim, quando o forno é utilizado essas ondas são refletidas várias vezes nas paredes metálicas sobre o alimento, fazendo com que apenas estas moléculas aumentem sua energia interna e, consequentemente, provocam o aumento de temperatura.
As micro-ondas têm alta capacidade de penetração na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e não a partir da superfície, como ocorre nos fornos convencionais. No entanto, elas não fazem vibrar as moléculas de vidro ou plástico que, em sua maioria, são formados por moléculas de estrutura extremamente simétrica. Por isso o aquecimento destes materiais é bem pequeno no forno. Mas quando eles estão com algum alimento, o que acontece é que o contato da comida direto com o prato acaba causando tal aquecimento.
Passo 2
Um artigo publicado pela Unicamp, “Fogo versus Micro-ondas”, publicado em junho de 1995, comparou o preço de aquecimento de água.
No forno micro-ondas é mais de duas vezes maior que no forno convencional. Pelos cálculos apresentados no artigo, seria gasto um real para aquecer no forno e dois reais no micro-ondas.
Resposta
As micro-ondas têm alta capacidade de penetração na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e não a partir da superfície, como ocorre nos fornos convencionais.
O micro-ondas gasta mais.