Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 84
Água é fervida a 120°C em uma panela de pressão de aço inoxidável polido mecanicamente colocada em cima de uma unidade de aquecimento. A superfície interna do fundo da panela é mantida a 130°C. A panela tem diâmetro de 20 cm, altura de 30 cm e está com água até a metade. Determine o tempo em que a panela vai se esvaziar.
Passo 1
Você pode ficar se perguntado aí: MAS DE ONDE EU VOU TIRAR A VARIÁVEL TEMPO NESSAS QUESTÕES DE EBULIÇÃO?
Calma, vamos pensar!!! Você concorda comigo que uma das coisas mais práticas que fazemos é encontrar qual é vazão de condensado/vapor formado e esse negócio vai ter unidade de massa por tempo, certo?
Você concorda também que temos a altura e o diâmetro da panela e o quanto de água há nela, ou seja, conseguimos calcular dessa forma o volume de água ali dentro e mais do que isso, se soubermos qual é densidade da água, conseguiremos calcular a massa de água e por fim, dividindo essa quantidade pela taxa de vaporização, encontraremos quanto tempo vai demorar para esvaziar totalmente a panela, se liga!
Passo 2
Vamos procurar primeira as propriedades na temperatura de saturação, beleza?
Para água evoparando em aço inoxidável polido mecanicamente e
Vamos agora também definir em qual regime de ebulição estamos: , ou seja estamos em ebulição nucleada!!
Passo 3
Vamos agora calcular quanto de calor está sendo trocaco pela ebulição:
Passo 4
Agora como tinha dito antes, vamos calcular o tempo necessário para esvaziar toda a panela, lembrando que ela está cheia só até metade, ou seja, o volume ocupado de água é só metade do volume da panela.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)