Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 14.Problemas - Ex. 110
O coeficiente médio de transferência de calor para escoamento de ar sobre um corpo de formato irregular é determinado pela medida da transferência de massa utilizando a analogia de Chilton-Colburn entre transferência de calor e de massa. A experiência é conduzida soprando ar seco a 1 atm, a uma velocidade de escoamento livre de 2 m/s, ao longo do corpo coberto com uma camada de naftalina. A superfície do corpo tem 0,75 m2, e observa-se que 100 g de naftalina são sublimados em 45 min. Durante a experiência, o corpo e o ar foram mantidos a 25°C, e a pressão do vapor e a difusividade da massa da naftalina são 11 Pa e 0,61x10-5 m2/s. Determine o coeficiente de transferência de calor sob as mesmas condições de escoamento ao longo da geometria.
Passo 1
Sabemos então que uma massa de de naftalina sublimam em uma área de e tempo . A pressão de vapor é de e vamos considerar que a fração de naftalina no ar é . Além disso, a difusividade da naftalina no ar é de 0,61x10-5 m2/s e as condições são e .
Nosso primeiro passo será calcular o fluxo de transferência de naftalina; depois vamos usar este valor para obter o coeficiente de transferência de massa; ao final, usaremos a analogia de Chilton-Colburn para obter o coeficiente de transferência de calor para as mesmas condições. Vamos lá???
Passo 2
O fluxo de massa pode ser calculado por:
Com este valor iremos calcular o coeficiente de transferência de massa:
A concentração em um uma mistura gasosa pode ser calculada por:
Resta ainda determinar . Considerando que na interface o ar está saturado de naftalina:
Passo 3
Voltando para a equação de fluxo:
Nosso último passo será utilizar a analogia de Chilton-Colburn para converter o coeficiente de transferência de massa em coeficiente de transferência de calor. A analogia é:
Para ar a 25°C e 1 atm:
O coeficiente de calor é:
Resposta
O coeficiente de transferência de calor para estas condições é .