Quando nem a convecção natural nem a forçada são desprezíveis, é correto calcular cada uma de forma independente e adicioná-las para determinar a transferência total de calor por convecção?
Passo 1
Não, não é correto calcular a convecção natural e forçada separadamente quando nem a convecção natural nem a forçada são desprezíveis.
Para determinar a transferência de calor para condições mistas (ou seja, para condições naturais e forçadas combinadas), podemos usar a seguinte correlação:
Onde é o número de Nusselt para a condição combinada de transferência de calor, é o número de Nusselt calculado a partir das correlações de convecção forçada, é o número de Nusselt calculado a partir das correlações natural e é o expoente que depende da geometria e seu valor é geralmente entre 3 e 4.
Passo 2
Os valores dos números de Nusselt na correlação são adicionados para fluxos auxiliares e transversais e subtraídos para fluxos opostos. Portanto, no caso de fluxo misto, deve ser usada a correlação acima determinada experimentalmente. Não podemos apenas fazer a adição ou subtração direta dos efeitos de convecção causados devido à convecção natural e forçada.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)