Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 88
Por que são consideradas três regiões nas janelas quando analisamos a transferência de calor através delas? Nomeie essas regiões e explique a forma como o valor global da janela é determinado quando os coeficientes de transferência de calor para todas as três regiões são conhecidos.
Passo 1
Para janelas, são consideradas três regiões ao analisar a transferência de calor através delas, porque a estrutura e as propriedades do quadro são bem diferentes das do vidro. Como resultado, a transferência de calor através da armação e a seção de borda da vidraça adjacente à armação é bidimensional.
Mesmo na ausência de radiação solar e infiltração de ar, a transferência de calor pelas janelas é mais complicada do que parece. Portanto, é habitual considerar as janelas em três regiões ao analisar a transferência de calor através delas. Eles são:
(1) Centro de vidro
(2) Borda de vidro
(3) Regiões da estrutura
Passo 2
Podemos calcular a transferência de calor para cada região da seguinte maneira:
Transferência de calor através do centro de vidro da janela.
Transferência de calor através da borda de vidro da janela.
Transferência de calor através da estrutura de armação da janela.
Conhecendo a geometria da janela, as áreas de todas as três regiões acima podem ser calculadas. Portanto, se conhecermos o fator para todas as três regiões, podemos determinar o fator geral da janela usando a seguinte expressão:
Além disso, o inverso do fator é o valor , que é a resistência térmica unitária da janela (resistência térmica para uma área unitária).
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)