Dois tubos de vapor de ferro fundido de de diâmetro externo, de comprimento e de espessura são conectados entre si por meio de dois flanges de de diâmetro externo e 1 cm de espessura, como mostrado na Fig. P5–41. O vapor escoa no interior do tubo a uma temperatura média de , com coeficiente de transferência de calor de . A superfície externa do tubo está exposta à convecção com o ar ambiente a , com coeficiente de transferência de calor de , bem como à radiação com as superfícies ao redor a uma temperatura média de . Pressupondo uma condução de calor permanente unidimensional ao longo dos flanges e um espaçamento nodal de ao longo do flange, obtenha a formulação de diferenças finitas de todos os nós, determine a temperatura na ponta do flange resolvendo essas equações e determine a taxa de transferência de calor a partir da superfície exposta do flange.
Dados:
Passo 1
Vamos separar aqui os dados do enunciado:
Passo 2
Precisamos calcular o número de nós para iniciarmos a análise, e podemos fazer isso utilizando a equação abaixo para esse caso:
Note que estamos utilizando o espaçamento do flange para encontrar o número de nós, porém o espaçamento do nó 0 para o nó 1, será de . Representando:
A espessura total do flange é de , porém a área de condução de calor , irá variar no raio...
Passo 3
Muito bem! Agora podemos determinar as nossas 7 equações, ou seja, uma equação para cada nó. Lembrando que temos a presença de radiação!
:
:
:
:
:
:
:
Passo 4
Resolvendo as 7 equações simultaneamente, temos que as temperaturas são:
Passo 5
A taxa de transferência de calor pode ser encontrada a partir da equação abaixo:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)