Como a energia mecânica total de um fluido durante o escoamento permanente unidimensional através de um canal retangular largo é expressa em termos de cargas? Como ela se relaciona com a energia específica do fluido?

Passo 1

Nessa questão nós temos que expressar a energia mecânica total em fluxo unidimensional, 1-D, constante em termos de cargas.

Passo 2

A energia mecânica total de um fluido em qualquer ponto de uma seção transversal é expressa como,

H = z + y + V 2 2 g

Onde y é a profundidade do fluxo, z é a elevação do fundo do canal e V é a velocidade média do fluxo. E isso está relacionado à energia específica do fluido da seguinte forma,

H = z + E s

Passo 3

Devido a perdas irreversíveis da carga de atrito, H deve diminuir na direção do fluxo no fluxo de canal aberto.

Resposta

H = z + y + V 2 2 g

H = z + E s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Como o choque normal afeta (a) a velocidade do fluido, (b) a temperatura estática, (c) a temperatura de estagnação, (d) a pressão estática e (e) a pressão de estagnação?
Considere o escoamento supersônico imposto ao nariz arredondado de um avião. O choque oblíquo que se forma na frente do nariz será do tipo colado ou destacado? Explique.
Para que um choque oblíquo ocorra, o escoamento a montante precisa ser supersônico? O escoamento a jusante de um choque oblíquo precisa ser subsônico?
12-68C É possível analisar um choque oblíquo como um choque normal, desde que o componente normal da velocidade (normal à superfície do choque) seja utilizado na análise. Você concorda com essa alegaç
12-69C Considere o escoamento de ar supersônico que se aproxima do nariz de uma cunha bidimensional e experimenta um choque oblíquo. Sob quais condições um choque oblíquo sedestaca do nariz da cunha e