Explique por que o céu é azul e o pôr do Sol é amarelo alaranjado.

Passo 1

A atmosfera da Terra é composta de moléculas de gás, poeira, poluentes, entre outros. Estas partículas tem pequenos comprimentos e, por essa razão, conseguem dispersar ondas de radiação que possuam comprimentos curtos. Tudo bem até aqui? Legal!

Passo 2

Dentro das cores do espectro visível você sabe quais ondas tem comprimentos curtos? Isso mesmo!!! As ondas de menor comprimento no espectro visível são as de cor violeta e azul. Como essas ondas são dispersadas pelas partículas presentes na atmosfera isso faz com que o céu tenha a cor azulada que estamos acostumados.

Passo 3

Este mesmo fenômeno é responsável pela cor do pôr do Sol ser amarelo alaranjado. O que acontece é que nos horários de nascer e pôr do Sol a radiação solar precisa atravessar uma espessura da atmosfera maior. Desta forma, as ondas de comprimento curto são ainda mais dispersas, e as de comprimento longo conseguem atravessar. As ondas do espectro visível de comprimento longo são as cores amarelo, laranja e vermelho, e são as responsáveis pelo tom do pôr do Sol.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro