Um grande trocador de calor tem várias colunas de tubos com 33 tubos em cada coluna. O diâmetro externo dos tubos é 1,5 cm. Vapor saturado a 50°C condensa sobre as superfícies externas dos tubos mantidas a 20°C. Determine (a) o coeficiente médio de transferência de calor e (b) a taxa de condensação de vapor por comprimento de uma coluna.
Passo 1
(a) Para um sistema de colunas de tubos, a gente consegue calcular o coeficiente médio de transferência de calor utilizando uma correlação apropriada para UM TUBO!
Aí está a resolução já do problema da letra (a) haha!!! Agora é só a gente procurar as do vapor na temperatura de saturação (50°C) e as do líquido na temperatura de filme que é
Porém, também dentro da equação temos outra variável que precisamos calcular antes que é h’fg
Agora a gente vai substituir tudo da equação de h
Passo 2
Encontramos o valor do coeficiente considerando UM TUBO na horizontal, massss temos 33, certo? Aí é usar outra relação entre o coeficiente de transferência de um tubo para N tubos horizontais que é a seguinte:
Passo 3
(b) Para encontrarmos a taxa de condensação por comprimento de tubo, precisamos lembrar que essa taxa está associada a mudança de fase e portanto ao calor latente dado pela seguinte equação: