Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 14.Problemas - Ex. 92
Uma jarra de 8 cm de diâmetro interno e 30 cm de altura, com água até a metade, é deixada em uma sala seca a 10°C e 0,92 atm com superfície superior aberta. Se água também é mantida a 10°C o tempo todo, determine o tempo necessário para a água evaporar completamente.
Passo 1
Vamos reunir nossas informações. Temos água (composto A) evaporando no ar (composto B) nas condições de e . As propriedades da água são:
O processo de transferência de massa ocorre dos pontos z=0 até z=. Sabemos que no topo (z=) não há água. Então .
Vamos considerar que na interface líquido-gás (z=0), o ar está saturado de vapor de água. Então . Sabemos que a jarra tem diâmetro de e que a água ocupa metade do volume total, ou seja, está em uma altura de 15 cm no início do processo. Devemos determinar o tempo necessário para evaporar toda a água. Vamos lá?
Passo 2
Nosso primeiro passo será determinar o fluxo molar de evaporação da água. Vamos considerar que o ar não se difunde para o interior da água líquida. Então nosso processo é uma difusão de A em B estagnado. O fluxo nesta condição é dado por:
Precisamos então da difusividade da água nestas condições, além da concentração molar e da fração molar . De acordo com a tabela 14-2 do livro:
Para e . Para obter a difusividade nas condições do problema vamos usar a relação:
Vamos agora para a concentração molar. Para difusão em gases ela é dada por:
A última parte antes de calcularmos o fluxo é determinar :
Voltando para a equação de fluxo, vamos utilizar um médio de 22,5 cm, já que a distância da interface de água até o topo da jarra varia de 15 cm até 30 cm. Portanto
Passo 3
Vamos agora utilizar este fluxo para estimar o tempo necessário para evaporar toda a água da jarra. O fluxo também pode ser descrito como:
Precisamos então do número de mols de água no início e a área da jarra.
Vamos primeiro determinar a área da jarra. Ela é dada por:
Vamos agora calcular o volume de água que evaporou. Sabemos que inicialmente havia água em uma altura de 15 cm. Então
Vamos agora usar a densidade e a massa molar para converter este volume em mols de água:
Voltando para equação de fluxo:
Resposta
Nestas condições o tempo para evaporar toda a água é de .