Enunciado

Obtenha o parâmetro de transição, m c , em termos de espessura da camada limite mássica.

Passo 1

Fala aiii meus lindos tudo blz? espero que sim

Então se liga só nessa questão do livro de fundamentos e transferência e massa do cremasco ele deseja obter o parâmetro de transição, m c , em termos de espessura da camada limite mássica.

Precisa ficar assim não meus abençoados conforme você for vendo os passos vai perceber que ela é de boa.

Passo 2

Então galera para obter o que qa questão nos pede temos que,

O parâmetro de transição m c e um fluido que escoa sobre uma superfície sólida, o fluido é imediatamente colocado em contato com a parede que o adere. Observe-se também, que a viscosidade por pequena, o aumento da velocidade, de zero para o valor de escoamento externo, ocorrerá numa região estreita. É nesta camada estreita que as forças de atrito se fazem importante, retardando o fluido de sua velocidade externa para um completo repouso na parede.

A espessura da camada limite é estimada do seguinte modo

F o r ç a   d e   i n é r c i a = o r d e m   ( f o r ç a s   v i s c o s a s )

Com isso a distribuição da sua velocidade na camada limite é vista como,

Espero que eu tenha ajudado e te vejo no próximo desafio.

Até a próxima.

Resposta

Resposta demonstrada no passo anterior.

Exercícios de Livros Relacionados

Admitindo que a espessura da camada limite dinâmica turbulenta, em uma placa-plana horizontal, é da mesma ordem de magnitude da máscara, obtenha uma relação de magnitude para o número de Sherwood no r
A partir da analogia de Reynolds, trace as semelhanças possíveis entre as transferências de quantidade de movimento e de massa. Para tanto utilize os números de Reynolds e de Sherwood.
Ordene de forma decrescente os valores de k m estimados pelas analogias de Reynolds, de Prandt e de von kármán.
Por intermédio do resultado advindo do exercício anterior, proponha um fator para o cálculo do coeficiente de transferência de massa semelhante ao de Chilton-Colburn.
Refaça o exemplo (8.11), admitindo uma esfera de naftaleno isolada. Obtenha uma relação entre os números de sherwood calculados neste exercício, bem como no exemplo consultado, e analise o resultado o