A resultante das forças de pressão e cisalhamento na parede agindo sobre um corpo foi medida, resultando em 700   N , formando um ângulo de 35 ° C com a direção de escoamento. Determine as forças de arrasto e sustentação agindo sobre o corpo.

Passo 1

Temos ar escoando sobre um corpo. A força resultante forma um ângulo de 35 ° C com a direção de escoamento e tem magnitude F R = 700   N . A partir disso, devemos obter as forças de arrasto e sustentação. Vamos lá?

Para começar, vamos decompor a força resultante em força de arrasto e força de sustentação:

Em que a força de sustentação F L é perpendicular ao movimento e a força de arraste F D é paralela ao movimento.

Passo 2

Para encontrar cada força podemos aplicar as relações de seno e cosseno:

F L F R = sen ⁡ 35 °

F L = F R × sen ⁡ 35 °

F L = 700 × sen ⁡ 35 °

F L = 401,5   N

Passo 3

E, para a força de arrasto:

F D F R = cos ⁡ 35 °

F D = F R × cos ⁡ 35 °

F D = 700 × cos ⁡ 35 °

F D = 573,4   N

Resposta

F L = 401,5   N e F D = 573,4   N .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O ar está escoando por um aerofólio assimétrico com um ângulo de ataque zero. (a) A sustentação e (b) o arrasto, que agem sobre o aerofólio, serão iguais a zero ou não?
Tanto a sustentação quanto o arrasto em um aerofólio aumentam com o aumento no ângulo de ataque. Em geral, o que aumenta a uma taxa maior, a sustentação ou o arrasto?
Qual é o efeito dos vórtices das pontas das asas (a circulação de ar da parte inferior das asas para a parte superior) sobre o arrasto e a sustentação?
O ar está escoando sobre uma bola. A sustentação exercida na bola é zero ou diferente de zero? Responda à mesma questão se a bola estiver girando.
O que é arrasto induzido nas asas? Pode o arrasto induzido ser minimizado usando-se asas longas e estreitas ou asas curtas e largas?