Tanto a sustentação quanto o arrasto em um aerofólio aumentam com o aumento no ângulo de ataque. Em geral, o que aumenta a uma taxa maior, a sustentação ou o arrasto?
Passo 1
Fala aí galera, beleza?
Primeiramente, nesse tipo de problema, que pede que analisemos aerofólios, devemos lembrar que a consideração fundamental no projeto de aerofólios é minimizar a pressão média na superfície superior e ao mesmo tempo maximizá-la na superfície inferior. E essa diferença de pressão produz uma força que empurra a asa de um avião pra cima, por exemplo, gerando sustentação necessária para o avião decolar e se manter em voo.
Tanto a sustentação como o arrasto de um aerofólio aumentam com o aumento do ângulo de ataque, mas, em geral, a sustentação aumenta a uma taxa muito maior do que o arrasto, pois o ângulo de ataque tem uma influência intensa sobre a sustentação, principalmente porque é desejável que aerofólios gerem o máximo de sustentação produzindo o mínimo de arrasto. Em outras palavras, a taxa de elevação/arrasto aumenta com o aumento do ângulo de ataque - pelo menos até o ângulo de estol.
Resposta
Portanto, em geral, a sustentação aumenta a uma taxa muito maior do que o arrasto.