Um terremoto, perto da península de Kenai, no Alasca, cria uma onda solitária de “maré” (chamada de tsunami) que se propaga para o Sul pelo oceano Pacífico. Se a profundidade média do oceano é de 4 km e a massa específica da água do mar é de 1,025 kg/m³, calcule o instante de chegada desse tsunami em Hilo, Havaí. A distância entre esses dois locais é de 4480 km.

Passo 1

Fala aí, galera!!! Bora pra mais um “lerigou” da mecânica dos fluidos?

Vamos considerar que a onda se propagará a uma velocidade constante, ou seja, podemos usar nossa clássica equação que relaciona distância, tempo e velocidade:

V = Δ S Δ t → Δ t = Δ S V

Passo 2

Nesse nosso caso, como se trata de uma propagação de onda, ou seja, um fluido, a gente vai precisar escrever nossa velocidade com a nossa equação básica da propagação:

Δ t = Δ S c 0 = Δ S g y

Δ t = 4480 x 10 3 9,81 4000 = 22600   s = 6,3   h

Resposta

Δ t = 6,3   h

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere o escoamento supersônico imposto ao nariz arredondado de um avião. O choque oblíquo que se forma na frente do nariz será do tipo colado ou destacado? Explique.
Para que um choque oblíquo ocorra, o escoamento a montante precisa ser supersônico? O escoamento a jusante de um choque oblíquo precisa ser subsônico?
12-68C É possível analisar um choque oblíquo como um choque normal, desde que o componente normal da velocidade (normal à superfície do choque) seja utilizado na análise. Você concorda com essa alegaç
12-69C Considere o escoamento de ar supersônico que se aproxima do nariz de uma cunha bidimensional e experimenta um choque oblíquo. Sob quais condições um choque oblíquo sedestaca do nariz da cunha e
Um gás ideal com k = 1,4 escoa através de um bocal de forma que o número de Mach seja 2,4 e a área de escoamento, 25c m 2 . Considerando o escoamento isentrópico, determine aárea de escoamento no loca