O que é um trocador de calor regenerativo? Como é que o tipo estático de trocador de calor regenerativo difere do tipo dinâmico?

Passo 1

O trocador de calor regenerativo é aquele que envolve a passagem alternativa de fluido quente e fluido frio pela mesma área de fluxo.

O trocador de calor regenerativo do tipo estático se assemelha à uma massa porosa com grande capacidade de armazenamento de calor, no qual o fluido quente, ao passar por essa massa, transfere calor para ela, e quando o fluido frio passa por ali, o calor que ficou armazenado na massa é passado para o fluido frio, dessa forma a massa funciona como um intermediário para a troca térmica, com armazenamento temporário.

Já no trocador de calor regenerativo do tipo dinâmico, existe um tambor rotativo e o fluido está em fluxo contínuo, tanto o quente quanto o frio, através de diferentes partes do tambor. Neste caso, qualquer parte do tambor rotativo entra em contato primeiramente com o fluxo aquecido, de forma que o tambor retenha o calor, e depois entra em contato com o fluido resfriado, liberando o calor anteriormente recebido, então o tambor atua como o intermediário da troca de calor.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13 – Quais são as causas mais comuns de incrustação em um trocador de calor? Como a incrustação afeta a transferência de calor e a queda de pressão?
11 – Quais são as restrições sobre a relação U A s = U i A i = U 0 A 0 para um trocador de calor?Aqui A s é a área da superfície de transferência de calor e U é o coeficiente global de transferência d
14 - Em que condições o coeficiente global de transferência de calor do trocador de calor pode ser determinado a partir de U = 1 h i + 1 h 0 - 1 ?
12 - Em um trocador de calor de tubo duplo de parede fina, quando a aproximação U=h i érazoável?Onde,Ué o coeficiente global de transferência de calor e h i é o coeficiente de transferência de calor p
20 - Um trocador de calor de contracorrente é indicado para ter o coeficiente global de transferência de calor baseado na área externa de um tubo de 285 W m 2 ⋅ ℃ ℃, quando operando em boas condições