Primeira Lei da Reflexão
Resumo
A primeira lei da reflexão é também uma das mais simples, e ela diz que quando a luz incide sobre um objeto plano que é capaz de refleti-la ela tem um ângulo de incidência igual ao ângulo de reflexão em relação a uma reta normal perpendicular ao plano do objeto.
Como podemos observar na figura, o raio de luz reflete no plano , e ele possui um ângulo de incidência igual ao ângulo de reflexão:
Para que serve?
Essa Lei é muito utilizada para guiar nossos estudos de espelhos planos, e para ajudar a compreender melhor a formação de imagens nos espelhos. Vamos fazer um exercício para deixar tudo bem claro!
O ângulo de incidência, em um espelho plano, é de 30º. Qual o valor do ângulo formado entre o raio refletido e a superfície?
Aqui temos uma clássica questão que quer ver se você está atento nos conceitos e na hora de resolver o problema. Como vimos na primeira lei da reflexão o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão:
Mas o ângulo que a questão está perguntando é o ângulo , porque ele que representa o ângulo entre o raio refletido e a superfície, logo nós vamos considerar que:
Podemos dizer isso porque como podemos visualizar na imagem existe um ângulo reto entre a superfície e a reta normal. Logo encontramos que: