Enunciado

48. O jogo das partículas. A figura 44 - 12 mostra os rastros produzidos por partículas em um experimento fictício realizado em uma câmara de nuvens ( com um campo magnético uniforme perpendicular ao plano do papel) e a tabela 44 - 6 mostra os números quânticos fictícios das partículas responsáveis pelos astros. A partícula A entrou na câmara pela esquerda, produzindo o rastro I e decaindo em três partículas. A partícula responsável pelo rastro 6 decaiu em três outras três partículas e partícula responsável pelo rastro 4 decaiu em outras duas partículas, umas das quais não possuía carga elétrica; a trajetória da última partícula está representada por uma reta tracejada. Sabe-se que o número quântico de seriedade da partícula responsável pelo rastro 8 é zero.

Supondo que todos os números quânticos fictícios associados às partículas são conservados e levando em conta o sentido da curvatura dos rastros, identifique as partículas responsáveis pelo rastro (a) 1 , (b) 2 , (c) 3, (d) 4, (e) 5, (f) 6, (g) 7, (h) 8 e (i) 9. Uma das partículas que aparecem na tabela não é observada; as outras são observadas uma vez cada uma.

Passo 1

a) Bom! Vamos lá tentar decifrar esse enigma que é essa questão. Observando o rastro 1 e notando que, de acordo com a Tabela 44-6, a partícula A tem carga positiva, chegamos à conclusão de que a curvatura dos rastros das partículas de carga positiva é no sentido anti-horário, o que, por extensão, significa que a curvatura dos rastros das partículas negativas é no sentido horário. Assim, ficamos sabendo que os rastros 1 ,   2 ,   4 ,   6 e 7   foram criados por partículas de carga positiva e os rastros 5 ,   8 e 9 foram criados por partículas negativas. Examinando a Tabela 44-6 (e sabendo que somente uma partícula de cada tipo é observada), encontramos apenas as seguintes possibilidades:

r a s t r o s   1 ,   2 ,   4 ,   6   e   7 → P a r t í c u l a s   C , F , H   e   J

r a s t r o s   5 ,   8   e   9 → P a r t í c u l a s   D ,   E   e   J

Passo 2

Seguindo o nosso raciocínio; sabemos, também, que a partícula que não é observada é B ou I , já que apenas uma partícula neutra é indicada na Fig. 44-12 por uma reta tracejada. De acordo com a lei de conservação da carga, os rastros 2 ,   4 e 6 foram feitos por partículas com uma unidade de carga positiva (note que o rastro 5 foi feito por uma partícula com uma unidade de carga negativa), o que significa, por eliminação, que o rastro 7 foi feito pela partícula H . Esta conclusão é confirmada aplicando a lei de conservação da carga ao vértice formado pelos rastros 7 ,   8 e 9 . Depois de esgotar as informações relacionadas à carga, vamos passar aos números quânticos fictícios. Consideremos o vértice formado pelos rastros 2 ,   3 e 4 (na lista a seguir, o índice inferior indica o número de Graça). Desse jeito, obtemos então as seguintes possibilidades:

r a s t r o s     2 ,   4 → P a r t í c u l a s   C 2 , F 0 ,   J - 6

r a s t r o   3 → P a r t í c u l a s   B 4   o u   I 6

Como o número de Graça da partícula responsável pelo rastro 4 deve ser igual à soma dos números de Graça das partículas 2 e 3 , chegamos à conclusão de que a partícula F é responsável pelo rastro 4 , a partícula J é responsável pelo rastro 2 e a partícula I é responsável pelo rastro 3 . Por eliminação, a partícula responsável pelo rastro 6   (a única partícula de carga positiva que ainda não foi identificada) é a partícula C , no qual é o vértice foi definido por:

A → F + C + ( r a s t r o   5 ) -

Na qual a carga da partícula responsável pelo rastro 5 está indicada pelo índice inferior, vemos que, de acordo com a lei de conservação da Simpatia, a partícula responsável pelo rastro 5 deve ter Simpatia = - 1 e, portanto, só pode ser a partícula G .

r a s t r o s   8,9 → p a r t í c u l a s   D , E

De acordo com o enunciado, a partícula responsável pelo rastro 8 é a partícula D , pois é a única partícula não identificada com Seriedade = 0 . Em consequência, a partícula responsável pelo rastro 9 só pode ser a partícula E .

Passo 3

Baseado no que já escrevemos, temos as nossas respostas:

a) A partícula A é responsável pelo rastro 1 .

b) A partícula J é responsável pelo rastro 2 .

c) A partícula I é responsável pelo rastro 3 .

d) A partícula F é responsável pelo rastro 4 .

e) A partícula G é responsável pelo rastro 5 .

f) A partícula C é responsável pelo rastro 6 .

g) A partícula H é responsável pelo rastro 7 .

h) A partícula D é responsável pelo rastro 8 .

i) A partícula E é responsável pelo rastro 9 .

Resposta

a) A partícula A é responsável pelo rastro 1 .

b) A partícula J é responsável pelo rastro 2 .

c) A partícula I é responsável pelo rastro 3 .

d) A partícula F é responsável pelo rastro 4 .

e) A partícula G é responsável pelo rastro 5 .

f) A partícula C é responsável pelo rastro 6 .

g) A partícula H é responsável pelo rastro 7 .

h) A partícula D é responsável pelo rastro 8 .

i) A partícula E é responsável pelo rastro 9 .

Ver Outros Exercícios desse livro