O que o alto calor específico da água tem a ver com as correntes de convecção da brisa costeira?
Passo 1
Nesse exercício temos uma coisa bem interessante e cotidiana que pode ser sentida sempre quando vamos na praia. Não sei se você já foi, mas te falo o que acontece e o que precisamos pra resolver essa questão. De manhã, temos uma brisa que vai da areia pra água e mais a noite quando está amanhecendo, temos que a brisa vai da água pra areia.
Nessa questão temos que relacionar essas brisas ao alto calor específico da água.
Passo 2
Vamos pensar. Se algo tem alto calor específico, o que significa? Significa que precisa de mais calor pra aumentar sua temperatura. Mas a areia, como sabemos, esquenta mais rápido, muitas vezes por experiência própria (pé queimado na areia). Então vamos ter uma região que está mais quente (a parte da areia) e uma mais fria (a parte da água). Assim, o calor vai ir da mais quente pra mais fria, indo assim da areia pra água durante o dia.
Passo 3
Quando está anoitecendo, temos menos luz do sol indo pra areia, então ela já está mais fria e a água que já absorveu bastante calor do sol durante o dia está mais quente. De novo, o calor vai ir do mais quente pro mais frio, indo da água pra areia durante a noite.
Resposta
Como a água tem alto calor específico, demora mais a esquentar e isso cria uma região mais quente ou mais fria, dependendo da hora do dia, criando essas correntes de convecção que são as brisas costeiras.