Embora um metal seja um bom condutor, com frequência se pode ver geada sobre automóveis estacionados ao amanhecer, mesmo quando a temperatura do ar está acima do ponto de congelamento da água. Como você pode explicar isso?
Passo 1
Você vê neve em cima do seu carro de manhã, mesmo que esteja mais quente que o ponto de congelamento da água. Como isso é possível? Essa é a pergunta que vamos responder.
Passo 2
Primeiro, durante a noite, o carro estava mais quente que o ambiente, então ele perde calor durante toda a noite por essa diferença de temperatura dele com o ambiente, até atingir o equilíbrio térmico com o ambiente, ficando na temperatura de congelamento da água. Isso acontece antes de amanhecer. Agora vamos pensar no que acontece logo depois que amanhece.
Passo 3
Quando amanhece, o carro e o ambiente vão receber calor do sol e gradativamente aumentar a sua temperatura, mas isso ocorre depois de um tempo. Assim, logo depois que amanhece, mesmo que esteja mais quente que o ponto de congelamento da água, ainda não temos tempo suficiente para o calor sair do carro e ir pra geada que está sobre ele. Assim, o gelo continua lá quando amanhece.
Resposta
Isso acontece porque logo depois que amanhece, mesmo com a temperatura do ambiente maior que a de congelamento da água, ainda não tivemos tempo para o calor sair do carro e derreter todo o gelo sobre ele.