Enunciado

(a) Para que ângulo de incidência a luz refletida na água é totalmente polarizada? (b) Esse ângulo depende do comprimento de onda da luz?

Passo 1

Para descobrir o ângulo que a luz refletida na água é totalmente polarizada vamos utilizar a lei de Brewster, que nos diz:

θ B = t a n - 1 n 2 n 1

Passo 2

a) Como o ângulo no qual a luz refletida na água é totalmente polarizada é dado pela lei de Brewster, precisamos definir apenas quem é n 1 e n 2 .

Neste caso a luz estará vindo pelo ar e penetrando na água, desta forma n 1 = n a r = 1 e n 2 = n á g u a = 1,33 .

Portanto o ângulo é:

θ B = t a n - 1 1,33 1 = 53,1 °

Passo 3

b) O índice de refração é determinado pela relação:

n = c v

Onde c é a velocidade da luz no vácuo e v é a velocidade da luz no meio.

E v pode ser dado por v = λ f , então o índice de refração depende do comprimento de onda, logo o ângulo no qual a luz refletida é totalmente polarizada também depende do comprimento de onda da luz.

Resposta

a) θ B = 53,1 °

b) Sim

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O índice de refração de certo vidro é 1,66 . Para qual ângulo de incidência a luz refletida pela superfície desse vidro é completamente polarizada se o vidro está imerso: a) no ar? b) na água?
Um feixe paralelo de luz não-polarizada proveniente do ar incide formando um ângulo de 54,5 ° (com a normal) sobre uma superfície plana de vidro. O feixe refletido é completa e linearmente polarizado.
Um feixe de luz polarizada passa por um filtro polarizador. Quando o ângulo entre o eixo de polarização do filtro e a direção de polarização da luz é θ , a intensidade do feixe emergente é I . Se. ago
Um feixe de luz propagando-se na água atinge uma placa de vidro formando um ângulo de incidência de 53 ° ; parte do feixe é refletida e a outra parte é refratada. Sabendo que a parte refletida forma u
Um feixe de luz não-polarizada de intensidade I 0 passa por uma série de filtros polarizadores ideais com suas direções de polarização orientadas em ângulos diferentes, como mostra a Figura 33.42. a)