Se apenas uma força não-nula atua sobre um objeto, o objeto está acelerado em relação a todos os referenciais inerciais? É possível que o objeto tenha velocidade nula em algum referencial inercial e não-nula em outro? Caso afirmativo, dê um exemplo específico.
Passo 1
Tudo bem galera? Vamos resolver esse problema conceitual. Como o nome já nos sugere, vamos trabalhar em cima dos conceitos que foram apresentados no capítulo.
Galera, pra resolver essa questão precisamos estar afiados nos conceitos de primeira e segunda lei de Newton.
Usamos a primeira Lei para definir o que seria referencial inercial. Podemos dizer que um referencial é tido como inercial quando este não está acelerando. Então ele pode estar parado ou com velocidade e orientação constantes.
A segunda Lei de Newton nos diz que uma força resultante confere a um corpo de massa m uma determinada aceleração.
.
Então se temos uma força não nula, atuando sobre um objeto, ele estará acelerado em relação aos referenciais inerciais.
Também nos é perguntado seé possível que um objeto tenha velocidade nula em um referencial inercial e não nula em outro.
A resposta também é sim... Vamos imaginar a seguinte situação:
Dois carros estão em uma rodovia indo no mesmo sentido, e com velocidades iguais e constantes. A velocidade de um em relação ao outro é nula. Já, se considerarmos agora um observador parado no acostamento da rodovia, para ele, os carros estarão com velocidade não nula.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)