APLICACAO BIOLOGICA Como o indice de refracao da lente do olho naoemuito diferente do material que esta a sua volta,a maior parte da retracao ocorre na cornea,onde o indice varia abruptamen- te de 1,00(ar)ate aproximadamente 1,38.(a)Modelando a cornea, o humor aquoso,a lente e o humor vitreo como uma esfera solida transparente e homogenea com indice de retracao de 1,38.calcule o raio da estera se ela focaliza raios paralelos na retina a uma distancia de 2,50 cm.(b)Voce espera que seu resultado seja maior ou menor que o raio real da cornea?Explique sua resposta.

Passo 1

Podemos usar a equação para refração em uma única superfície (Equação 32-6) com s = ∞ para encontrar o raio da córnea modelado como uma esfera homogênea com um índice de refração de 1.38 .

Letra a:

Use a Equação 32-6 para relacionar o raio da córnea ao seu índice de refração e ao do ar:

n 1 s + n 2 s ' = n 2 - n 1 r

Como n 2 = n ,   n 1 = 1 e s = ∞ :

n s ' = n - 1 r ⇒ r = s ' n - 1 n = 1 - 1 n s ' r = 1 - 1 1.38 ( 2.50 c m ) = 0.688 c m

Passo 2

Letra b:

O valor calculado para a distância até a retina é muito grande. O olho não é uma esfera homogênea e, em um olho real, ocorre refração adicional no cristalino. Ao modelar o olho como uma esfera sólida homogênea, estamos ignorando a refração que ocorre na lente.

Resposta

  1. 0.688 c m
  2. O valor calculado para a distância até a retina é muito grande. O olho não é uma esfera homogênea e, em um olho real, ocorre refração adicional no cristalino. Ao modelar o olho como uma esfera sólida homogênea, estamos ignorando a refração que ocorre na lente.
Ver Outros Exercícios desse livro