Enunciado

Até 1913, cada cidade do Brasil tinha sua hora local. Hoje em dia, os viajantes acertam o relógio apenas quando a variação de tempo é igual a 1,0 h (o que corresponde a um fuso horário). Que distância, em média, uma pessoa deve percorrer, em graus de longitude, para passar de um fuso horário a outro e ter que acertar o relógio? (Sugestão: a Terra gira 360 °

em aproximadamente 24 h).

Passo 1

Belezoca galerinha, o enunciado nos diz que a Terra gira em torno dos seus 360 ° graus de circunferência em 24   horas , além disso ele nos diz que para precisar acertar um relógio de um fuso horário para o outro, é necessária uma variação de 1   hora . E sabendo disso, queremos descobrir quantos graus é necessário percorrer para precisar dessa correção no fuso horário.

Então se liga só, a ideia aqui é que se a Terra percorre todos seus 360 ° graus em 24   horas , podemos dividir esses graus por cada hora percorrida. De forma que a cada hora, a Terra percorre uma quantidade de graus dada como:

x = 360 ° 24   h  

x = 15 °

Ou seja, em 1   hora a Terra percorre 15 ° graus de longitude, então quer dizer que a cada 15 ° graus, é necessária a correção de fuso horário.

Resposta

A variação da longitude em graus é de 15 ° .

Essa foi de boinhas!!! Bora para a próxima!!!

Ver Outros Exercícios desse livro