Uma barra metálica, fixa a um eixo por uma das extremidades, oscila livremente na ausência de um campo magnético. Porém, ao oscilar entre os polos de um ímã em ferradura, suas oscilações são rapidamente amortecidas. Por quê? (Esse tipo de amortecimento magnético é usado em diversos aparelhos de utilidade.)
Passo 1
Falaa, pessoal! Tudo bem com vocês? A ideia nessa questão é usar o nosso conhecimento a respeito da indução eletromagnética para explicar o fenômeno de amortecimento magnético. Bora lá!
O movimento da barra metálica entre os polos do ímã faz com que haja variação do fluxo magnético sobre ele e consequentemente a indução de correntes elétricas. Essas correntes interagem com o campo magnético da ferradura amortecendo as oscilações da barra. Várias tecnologias atuais dão preferência ao sistema de amortecimento magnético devido seu baixo desgaste, pouco ruídos e sua suavidade.
Resposta
O movimento da barra induz correntes elétricas sobre ela que interagem com o campo magnético do ímã, amortecendo o movimento.