Enunciado

Bohm e de Broglie sugeriram que em um nível mais profundo do que a mecânica quântica deveriam existir variáveis ocultas que fossem estritamente determinadas. Faça uma analogia com a relação entre a mecânica estatística e as leis de movimento de Newton.

Passo 1

Fala galerinha, beleza?

A proposta de Bohm e de Broglie é que a indeterminação da mecânica quântica estava associada a algo mais profundo que seria desconhecido. Esses entes desconhecidos seriam variáveis ocultas que quando conhecidas dariam um sentido lógico para a teoria dentro da realidade física por elas estabelecida.

Passo 2

Já a mecânica estatística é uma teoria em que se considera o comportamento médio de uma quantidade muito grande de partículas (da ordem de 10 23 ). Para sistemas desse tipo, é impossível usar as leis de Newton para escrever as equações de movimento de cada partícula.

Fazendo a analogia, poderíamos imaginar as leis de Newton como sendo as variáveis ocultas da mecânica estatística. São variáveis que não podem ser determinadas, mas estão lá presentes!

Resposta

Discussão.

Ver Outros Exercícios desse livro