Enunciado

Jogos de azar contêm eventos que são dirigidos pela estatística. Esses jogam violam a determinação estrita dos eventos individuais? Violam a relação de causa e efeito?

Passo 1

Fala galerinha, beleza?

Para essa questão eu vou usar o exemplo de um jogo de dados para ilustrar um jogo de azar.

É óbvio que o jogar de dados é um evento probabilístico. Eu jogo uma vez e obtenho um resultado, jogo outra vez e obtenho outro resultado e assim por diante. Se o dado não for viciado, as probabilidades de cada resultados são iguais.

Se eu jogar o dado duas vezes e considerar a soma dos resultados, posso tirar os seguintes resultados: 2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12. Só que agora eles não ocorrem todos com a mesma probabilidade. Por exemplo: o valor 6 pode ser obtido tirando as combinações 1-5, 2-4, 3-3, 4-2, 5-1. Já o valor 12 só pode ser obtido tirando 6-6. Assim, é mais provável que o resultado seja 6 do que 12. É possível inclusive construir a distribuição de probabilidades para cada resultado. Se você tiver interesse, dê uma olhadinha no RespondeAi sobre distribuição binomial nos resumos de probabilidade!

Passo 2

A questão principal é a seguinte: se eu souber que algo tem alta de probabilidade de ocorrer, eu consigo garantir que essa coisa vai ocorrer? A resposta é não!

Esse é o problema dos jogos de azar: a probabilidade de você ganhar pode ser alta, você coloca muito dinheiro e mesmo assim você perde. Isso é corresponde a uma violação da determinação estrita dos eventos!

O jogo de azar não é determinístico, isto é, não é possível prever com certeza o que vai acontecer. Os jogos de azar são processos aleatórios: regidos por probabilidades. Todavia, eles não violam princípios de causa e efeito (afinal primeiro lançamos o dado e depois obtemos o resultado).

Resposta

Sim. Não.

Ver Outros Exercícios desse livro