Enunciado

O brilho vermelho do tubo de neônio de um cartaz de alerta é resultado da

  1. fluorescência.
  2. incandescência.
  3. excitação.
  4. polarização.

Passo 1

Essa aqui é boa pra pegar distraído, hein? Fica esperto!

O brilho vermelho do tubo de neônio é gerado devido a elétrons que foram excitados por alguma fonte de energia. Essa energia extra fornecida a um elétron, permite-o passar para um estado de energia mais elevado temporariamente. Mas, após algum tempo, ele deve retornar para seu nível energético inicial e, ao fazer isso, emite fótons.

Você pode se perguntar: por que não marcamos a letra a? Deixa eu definir alguns conceitos pra deixar isso mais claro. Se liga.

Em alguns materiais, os elétrons só conseguem permanecer no estado excitado enquanto a energia estiver sendo fornecida, assim que a fonte energética for cortada a radiação emitida pelo objeto cessa imediatamente. Estes materiais são chamados de fluorescentes.

Em outros casos, os elétrons são capazes de permanecer no estado excitado mesmo após o fornecimento de energia ser cortado, assim, existe um intervalo entre o processo de excitação e o de relaxação que pode durar de segundos a até dias. Este tipo de objeto é chamado de fosforescente, alguns exemplos são aquelas pulseiras de neon de festas, ou o tubo de neônio em questão.

Resposta

c. excitação.

Ver Outros Exercícios desse livro