Enunciado
Física - Randall D. Knight - Eletricidade e Magnetismo- Ed: 2º - Capítulo 32.Exercícios e Problemas - Ex. 43
O circuito da FIGURA P32.43 conduz uma corrente de 0,25 A.
a. Qual é o sentido da corrente? Explique.
b. Qual é o valor da resistência R?
c. Qual é a potência dissipada por R?
d. Trace o gráfico potencial versus posição, iniciando em V 0 V no canto inferior esquerdo e prosseguindo em sentido horário.
Passo 1
O problema gostaria de resolver e explicar as seguintes questões considerando que a corrente no circuito da Figura 32.43 é 0.25A: a. A direção da corrente; b. Resistência R; e C. Potência dissipada por R d. Gráfico do potencial versus posição, começando em V =0 V.
Passo 2
Para a, a direção da corrente é anti-horária porque a corrente fluirá na direção em que a tensão é maior. Como a bateria do lado direito tem uma tensão de 12.0 V enquanto a tensão do lado esquerdo tem apenas 6,0 V, o fluxo de a corrente irá em direção à tensão maior, fazendo o sentido da corrente no sentido anti-horário mesmo que as duas baterias sejam colocadas opostas uma à outra.
Passo 3
Para b, para obter a resistência R, podemos somar as tensões começando no canto inferior direito no sentido anti-horário, e isso está de acordo com a lei das malhas de Kirchhoff, portanto a soma das tensões deve ser igual a zero. Além disso, como não há junções no circuito, a corrente I é a mesma em todo o circuito. Essa explicação pode ser representada como:
Resolvendo para a equação R de resistência:
Para c, temos agora que a potência P é igual ao quadrado da corrente multiplicada por uma determinada resistência R. Substituindo os valores da corrente e resistência do circuito nos dará:
Para d, para estabelecer um gráfico de potencial vs. posição, precisamos primeiro encontrar o potencial quando a resistência R=6 Ω e R=12 Ω. Para encontrar os valores, precisamos da fórmula da Lei de Ohm:
Começando no canto inferior esquerdo da Figura 32.43, o valor do potencial para dois resistores usando a fórmula da Lei de Ohm é o seguinte:
O gráfico, agora, gira no sentido horário, que é o oposto em termos de direção em que aplicamos a lei do laço de Kirchhloff. Com isso, devemos considerar a perda de potencial nas baterias e ganho de potencial nos resistores. Assim, temos o gráfico:
Resposta
Ver o desenvolvimento