Cite duas razões pelas quais os caminhantes sobre brasas não queimam seus pés úmidos ao andarem descalços sobre pedaços de carvão "em brasa”?
Passo 1
Quando os pés úmidos dos desafiantes entram em contato com o carvão quente o calor é usada para mudar a fase da água ao invés de aquecer os pés. Ademais, quando a água passa para o estado gasoso uma fina camada de vapor é formada entre o carvão e os pés. Uma vez que o vapor de água possui baixa condutividade térmica, se o tempo for suficientemente pequeno não haverá sido transferido energia suficiente para causar queimaduras. O nome disso é efeito Leidenfrost e é responsável, por exemplo, que seja possível alguém passar a mão rapidamente através de um fluxo de metal fundido sem se queimar (você provavelmente já viu um vídeo de alguém na internet fazendo isso).
Passo 2
Apesar do que foi dito no passo anterior, o efeito Leidenfrost não é o principal fator responsável por ser possível caminhar sobre o carvão quente. Em contrapartida, a baixa condutividade térmica do carvão é a principal razão para o que foi enunciado.
Resposta
Os caminhantes sobre brasas não queimam seus pés úmidos devido a baixa condutividade térmica do carvão e ao efeito Leidenfrost.