Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 17.1 - Ex. 31
Em condições normais de respiração, aproximadamente 5% de cada respiração exalada é dióxido de carbono. Dada essa informação e negligenciando qualquer diferença no conteúdo de vapor de água, estime a diferença típica de massa entre uma respiração inalada e uma expirada.
Passo 1
Misturando física com biologia hein! Vamo que vamo! Uma respiração (capacidade pulmonar) é de cerca de meio litro. A única coisa que ocorre na respiração é que o oxigênio é trocado por dióxido de carbono. Vamos estimar que dos do ar que é aspirado como oxigênio, é trocado por dióxido de carbono.
Então, a diferença de massa entre as respirações será de 5% da respiração multiplicada pela diferença de massa molar entre oxigênio e dióxido de carbono e pelo número de moles na respiração. Como esse é um problema de estimativa, usaremos como uma aproximação para a massa molar de oxigênio e como uma aproximação para a massa molar de dióxido de carbono.
Passo 2
Vamos expressar a diferença em massa de uma inalada e uma exalada!
Onde esse carinha é a fração do ar respirado que é trocado por dióxido de carbono!
O número de mols de ar por respiração é dado por:
Substituindo lá em cima: