Por que o congelamento da água não ocorre mais a 0°C quando íons estranhos estão presentes?

Passo 1

Inicialmente, quando há presença de substâncias iônicas dissolvidas na água, as ligações eletromagnéticas entre os polos elétricos da água e os íons dificultam uma orientação favorável para a formação de cristais. Logo, é necessária uma menor agitação entre as moléculas para que as ligações sejam consolidadas.

Passo 2

Após a formação dos primeiros cristais de gelo a concentração de íons presentes no líquido restante aumenta (uma vez que há menos a água nesse estado). As ligações entre moléculas de água que inicialmente já eram difíceis de ocorrer elevam-se a um novo nível de dificuldade. Agora, para que haja surgimento de cristais é necessária uma agitação baixa o suficiente para que as forças eletromagnéticas atrativas exerçam um papel extremamente significativo.

Passo 3

Em suma, priorizando o que acontece após a formação dos primeiros cristais, a adição de íons estranhos a água diminui o número de moléculas de água na interface água-gelo durante o congelamento (devido ao aumento na concentração dos íons). Para informação quantitativa sobre o abaixamento do ponto de congelamento (fusão) da água se faz necessário um estudo sobre propriedade coligativas.

Resposta

O congelamento da água não ocorre mais a 0°C quando íons estranhos estão presentes pois há menos moléculas de água na interface líquido/sólido.

Ver Outros Exercícios desse livro