Enunciado

Considere um conjunto de cargas positivas q movendo-se em uma região de dimensões lineares e interagindo com a componente elétrica de um campo externo de radiação eletromagnética de comprimento de onda ~\lambda. Mostre que a energia de interação entre o momento quadrupolar elétrico das cargas e o campo elétrico externo é vezes menor do que a energia de interação entre o momento dipolar elétrico e o campo elétrico externo. Devido às razões indicadas no problema 14, esse resultado leva à conclusão de que a taxa de transição quadrupolar elétrica é menor do que a taxa de transição dipolar elétrica por um fator da ordem de ~ (r'/\lambda)2. (Sugestão: (i) Considere um campo elétrico senoidal E = E_0 sen 2\pi(x/\lambda-vt). (ii) A energia do dipolo elétrico é o produto de E pelo seu momento dipolar ~ qr’ (iii) A energia do momento quadrupolar elétrico é dE/dx vezes seu momento quadrupolar ~ qr’2.)

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos lá resolver mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

Calculando o potencial de energia U d do momento do dipolo elétrico em um campo elétrico externo multiplicando a magnitude E do campo pelo momento do dipolo elétrico q r ' :

U d ≈ q r ' E

Fazendo o campo elétrico como o campo de amplitude E 0 variando de forma sinusoidal em dimensões especiais x e o tempo t com um comprimento de onda λ e frequência ν :

E = E 0 sin ⁡ 2 π x / λ - ν t

Assumindo que esse campo é geralmente igual ao máximo da amplitude:

E ≈ E 0

Substituindo na expressão para U d

U d ≈ q r ' E 0

Passo 3

Calculando o potencial de energia U q do momento do quadrupolo elétrico em um campo elétrico externo por multiplicando a derivada espacial ∂ E / ∂ x do campo pelo seu momento quadrupolar q r ' 2 :

U q ≈ q r ' 2 ∂ E ∂ x

Derivando E com respeito a x :

∂ E ∂ x = ∂ ∂ x E 0   sin ⁡ 2 π x / λ - ν t = 2 π λ cos ⁡ 2 π x / λ - ν t

Assumindo que ∂ E ∂ x é geralmente igual a amplitude máxima dividida pelo comprimento de onda:

E ≈ E 0 λ

Substituindo na expressão para U q :

U q ≈ q ' 2 E 0 λ

Passo 4

Dividindo a energia potencial do quadrupolo U q pela energia potencial U d :

U q U d = q ' 2 E 0 λ q r ' E 0 = r ' λ

Resposta

U q U d = r ' λ

Ver Outros Exercícios desse livro