Enunciado

Um corpo negro sempre aparenta ser negro? Explique o termo corpo negro.

Passo 1

Importante esclarecer de uma vez por todas: um corpo negro não é caracterizado por sua cor! Corpos negros podem ser pretos? Sim. Podem ter outra cor? Sim!

O que define um corpo negro é sua capacidade de absorver a radiação que incide sobre ele. Um corpo negro é definido como um corpo que absorve toda radiação incidente sobre ele, não transmitindo nem refletindo nada.

Por que enxergamos um objeto? Geralmente o que vemos é a luz refletida por um objeto: ela incide sobre ele, é refletida e chega em nossos olhos. Por isso numa sala escura não enxergamos nada, não há luz que possa ser refletida pelos objetos e chegar aos nossos olhos.

Passo 2

Mas se um corpo negro não reflete luz, é impossível enxergá-lo, certo? ERRADO!

Se um objeto não tiver “luz própria”, a única forma de vê-lo é a descrita no passo 1 via reflexão de alguma luz externa. Todavia, objetos podem emitir radiação na forma de luz e daí, mesmo sendo um corpo negro, pode ser visualizado e apresentar diferentes cores, tudo vai depender de sua temperatura!

Um exemplo de corpo negro que podemos enxergar é o Sol: ele absorve toda radiação que incide sobre ele, não refletindo nada. Todavia, devido à sua alta temperatura ele também emite radiação em uma faixa espectral dentro do visível, com pico perto do amarelo/laranja. Assim, vemos o Sol na cor amarela.

A cor de um corpo negro está associada com o pico da radiância espectral. Para temperaturas baixas, o pico da curva espectral está fora da faixa visível e a radiação é emitida predominantemente no infravermelho. Para temperaturas maiores, o pico se localiza na faixa do visível e podemos enxergar a radiação emitida com nossos olhos. Se aumentarmos mais ainda a temperatura, o pico salta para o ultravioleta e não conseguimos mais ver a radiação emitida pelo corpo negro.

Resposta

Não.

Ver Outros Exercícios desse livro