Enunciado

O desenho mostra três exemplos de forças que são aplicadas por alguém empurrando uma placa vertical. Em cada caso, a magnitude da força é igual. Qual é a ordem crescente da força normal?

  1. C, B, A
  2. B, A, C
  3. A, C, B
  4. B, C, A
  5. C, A, B

Passo 1

E aí, galerinha!! Tudo bem? Vamos para mais uma questão conceitual que vai abrir nossos olhos para mecânica clássica?

Bem, a primeira coisa que você precisa lembrar é que é a força normal, né? Ela é uma componente da força da parede que é perpendicular a própria parede, ou seja, ela precisa fazer 90° com a superfície. E você concorda comigo que de acordo com a terceira lei de Newton, a pessoa que está empurrando e a parede devem exercer forças de igual magnitude, mas em direções opostas.

Passo 2

Note que todas essas forças em azul são na verdade resultantes, e, portanto, devem ter componentes na direção x e y, certo? E a força que estiver perpendicular a parede, vai fazer uma força tal que a parede também exercerá em mesma magnitude e direção oposta, a qual será a força normal.

Passo 3

As setinhas pretas representam nossas componentes da força resultante e a vermelha a força normal que a parede deve exercer para a componente oriunda da força de “empurra” que a pessoa está fazendo.

Como você pode observar, e como esperado, quanto mais próximo de uma força puramente normal de empurrar, maior será a força normal que a parede deve exercer (setinha vermelha) contrapondo esta componente exercida pela pessoa que empurra. Portanto, a magnitude da força normal em ordem crescente é B, A, C

Resposta

(b)

Ver Outros Exercícios desse livro