Enunciado

Se um elétron de energia cinética igual a 100   k e V atravessasse um átomo típico, poderia ser espalhado segundo um ângulo relativamente grande em uma fonte colisão com um elétron atômico. Se sua energia cinética fosse igual a 100   M e V , somente poderia ser espalhado segundo um ângulo relativamente grande se colidisse fortemente com o núcleo. Por quê?

Passo 1

Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!!

Para que um elétron seja significativamente desviado de sua trajetória original em um evento de espalhamento, sua energia cinética e a energia de repouso da partícula de espalhamento devem ser de magnitudes comparáveis. A energia de repouso de um elétron é cerca de 511 keV e, portanto, um elétron incidente com energia cinética de 100 keV poderia ser espalhado por outro elétron atômico, mas um elétron com uma energia cinética muito maior de 100 MeV seria pouco afetado por tal colisão.

No entanto, o próton e o nêutron têm, cada um, energias de repouso de cerca de 940 MeV, que é da mesma ordem da energia cinética desse elétron incidente. Portanto, um evento de espalhamento de grande ângulo de um elétron com esta energia só pode ser devido a uma colisão com o núcleo.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro