Enunciado

Os elétrons terminam seu deslocamento no acelerador de Stanford com uma energia milhares de vezes maior do que a energia de repouso que eles possuíam quando começaram. Teoricamente, se você pudesse se deslocar junto com eles, notaria o crescimento de suas energias? E de seus momenta? Em seu sistema de referência em movimento, qual seria a rapidez aproximada do alvo com o qual devem colidir?

Passo 1

Fala galerinha. Tudo beleza? Espero que sim.

Nessa questão temos a hipótese de que estamos nos movendo junto aos elétrons e a pergunta se notaríamos a mudança na energia e momento e também qual a rapidez aproximada do alvo que iríamos nos colidir.

Passo 2

Se estamos viajando junto aos elétrons, estamos no mesmo referencial que ele e os efeitos relativísticos são notados quando temos uma diferença nos referenciais. Assim, não notaríamos a diferença na energia nem no momento.

Passo 3

A rapidez, que é a mesma coisa da velocidade, mas só considerando o valor dela, seria a mesma que o elétron se estivéssemos parados e o elétron se movendo, o que dá, aproximadamente, 99 % da velocidade da luz.

Resposta

Não notaríamos a mudança da energia e momento nesses casos. E a velocidade do alvo seria igual a velocidade do elétron.

Mais uma feita. Bora pra mais uma?

Ver Outros Exercícios desse livro