Enunciado
Física - Eisberg e Resnick - Física quântica- Ed: 1º - Capítulo 16.Questões - Ex. 21
Especifique a diferença, se houver, entre uma deformação elipsoidal permanente em um núcleo, tal como ela é vista no estado fundamental e nos primeiros estados excitados de muitos núcleons com Z par, N par, e um momento quadrupolar elétrico nuclear.
Passo 1
Saalve, tranquilo?
Vamos lá resolver mais uma questão de física quântica?!
Passo 2
O modelo coletivo do núcleo prediz que qualquer desvio do núcleo da simetria esférica gerará um momento quadrupolo elétrico nuclear . Embora os núcleos com número atômico par e número de nêutrons não tenham momentos de quadrupolo elétricos nucleares, isso não é necessariamente porque eles realmente têm um de zero, mas sim porque têm spin nuclear zero e, portanto, orientações espaciais aleatórias, o que obscurece as medições de q uma vez que essas medidas são calculadas em média em muitos núcleos.
Uma vez que medições mais sensíveis dos níveis de energia nuclear mostram que essencialmente todos os núcleos são elipsoidais, exceto aqueles com , em ou perto de números mágicos, mesmo os núcleos com , são geralmente elipsoidais e, portanto, têm momentos quadrupolo elétricos de acordo com o modelo coletivo, mesmo que não possa ser detectado diretamente.
Portanto, não há essencialmente nenhuma diferença entre uma deformação elipsoidal permanente do núcleo e um momento quadrupolo elétrico nuclear.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)