Enunciado

Nos decaimentos γ correspondentes a transições entre estados excitados, cujas energias de excitação são da ordem ou inferior a 1 MeV, e o estado fundamental, as radiações dipolares elétricas são raramente observadas. Use o modelo de camadas para explicar esse fato.

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos lá resolver mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

Estados excitados com baixas energias de excitação de ~ 1   M e V ou menos geralmente têm apenas um único nucleon deslocado da sub camada de estado fundamental mais alta para uma sub camada de energia mais alta próxima. No modelo de camada nuclear, subcamadas vizinhas geralmente têm valores do número quântico total de momento angular j diferindo por mais de 1 .

Como o spin nuclear é determinado pelo valor j da subcamada ocupada mais alta contendo um nucleon desemparelhado, a diferença no spin nuclear entre tais estados excitados e o próximo estado mais baixo é, portanto, mais de 1 . Uma vez que a multipolaridade L da transição de decaimento dominante γ é o valor absoluto da diferença entre os spins nucleares inicial e final, L   de tais transições também será maior que 1 . A radiação de dipolo elétrico tem apenas L de 1 e, portanto, as transições de dipolo elétrico não são permitidas pelas regras de seleção de decaimento de γ para tais decaimentos γ e, portanto, as transições de dipolo elétrico são suprimidas.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro