Um espectrômetro de massa (Fig. 28-12) é usado para separar íons de urânio de massa e carga de íons semelhantes. Os íns são submetidos a uma diferença de potencial de e depois a um campo magnético uniforme que os faz descrever um arco de circunferência com de raio. Após sofrerem um desvio de e passarem por uma fenda com 1,00 de largura e 1,00 cm de altura, são recolhidos em um reservatório. (a) Qual é o módulo do campo magnético (perpendicular) do separador? Se o aparelho é usado para separar de material por hora, calcule (b) a corrente dos ions selecionados pelo aparelho e (c) a energia térmica produzida no reservatório em .
Passo 1
E aí galerinha, vamos destruir essa questão comigo? Vamos láaaa!
(a) Explicitando na equação (veja o Exemplo "Movimento circular uniforme de uma partícula carregada em um campo magnético"), obtemos:
Passo 2
(b) Seja o número de íons que são separados pelo aparelho por unidade de tempo. A corrente e a massa que é separada por unidade de tempo é dada por , na qual é a massa de um íon. Se o aparelho é usado para separar de material por hora,
Passo 3
(c) Como cada íon deposita uma energia no reservatório, a energia depositada em um intervalo de tempo é dada por
Opa, gostou da resolução? Responde Aí!
Resposta
a.
b.
c.