Dê um exemplo cotidiano de um movimento unidimensional onde (a) a velocidade é voltada para o oeste e a aceleração para leste, e (b) a velocidade é voltada para o norte e a aceleração também.

Passo 1

(a) Ele quer um exemplo do cotidiano onde velocidade é aceleração tem sentidos opostos (leste/oeste).

O importante aqui é entender a diferença entre velocidade e aceleração.

A velocidade te diz como a sua posição muda. Ela sempre aponta para o sentido do movimento do objeto. Por exemplo, se a gente tem um carro andando de leste a oeste, a velocidade está nesse sentido também.

Já a aceleração fala de quanto essa velocidade aumenta ou diminui. Se a velocidade do objeto aumenta, então a aceleração está no sentido do movimento do objeto, mas se a velocidade diminui, então a aceleração é oposta ao sentido do objeto, e assim, oposta a velocidade.

Pera! Lembra que o enunciado pediu uma situação onde aceleração e velocidade são opostas? Acabamos de ver que para isso acontecer, a velocidade do objeto precisa estar dimiuindo.

Que situação do cotidiano a gente pode pensar onde isso acontece? É só imaginar um carro viajando em uma estrada que aponta para oeste (como a nossa ali do desenho), mas que está freando! Assim, a velocidade dele está diminuindo.

Passo 2

(b) E a mesma lógica vale para a segunda pergunta. Queremos que aceleração e velocidade estejam no mesmo sentido. Para isso, a velocidade precisa estar aumentando.

Que situação cotidiana retrata isso?

Imagine um carro viajando para o norte em uma estrada reta, e que está acelerando no mesmo sentido!

Nesse caso a velocidade e a aceleração têm a mesma direção e sentido: ambas apontam para o norte.

Resposta

(a) Um carro viajando em linha reta para o oeste, mas freando.

(b) Um carro viajando em linha reta para o norte, e acelerando.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados