Enunciado

Dê um exemplo de um sistema estudado em Ciências ou Engenharia, diferente de um átomo multieletrônico, que seja tratado mais adequadamente por uma sucessão de aproximações cada vez mais precisas.

Passo 1

Faaala, galerinha!! Bom, aqui, precisamos pensar juntos em um sistema que apresenta aproximações e afastamentos sucessivos, gerando aumento de precisão em cada movimento. Sabemos que o mundo todo é feito de aproximações, mas, se pensarmos por exemplo em uma turbina de uma usina hidrelétrica. Essa turbina funciona da seguinte maneira: elas recebem a água que vem da represa, giram para movimentar essa água e transferem para os chamados geradores, os quais transformam a energia mecânica do movimento das turbinas em energia elétrica. Acontece que, em casa movimento de rotação das turbinas, mais energia mecânica elas adquirem e, consequentemente, o movimento de aproximação e afastamento da água até o gerador, cada vez mais preciso, gera a energia elétrica e, assim, temos luz nas nossas casas hehehehe.

Passo 2

São muuitos os exemplos que poderíamos pensar aqui, como o afastamento e aproximação de ímãs, que geram a energia magnética, ou de molas, que geram a energia gravitacional elástica. Aqui, nesse exercício, só nos restou pensar no cotidiano e entender quais são os movimentos realizados pelos átomos multieletrônicos.

Resposta

Movimento de uma turbina de usina hidrelétrica.

Ver Outros Exercícios desse livro