Enunciado

Na experiência de Wu, qual é a direção do campo magnético aplicado para alinhar os núcleos se o fenômeno é observado (a) diretamente; (b) através de uma reflexão num espelho? E o que se pode dizer sobre o sentido do fluxo de corrente no enrolamento do eletroímã que produz esse campo?

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos lá resolver mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

Momentos dipolares magnéticos tendem a se alinhar paralelamente a um campo aplicado para minimizar a orientação energia potencial, então, uma vez que os momentos de dipolo magnético dos núcleos no experimento Wu foram alinhados para apontar para baixo, esta também era a orientação do campo magnético externamente aplicado, do ponto de vista normal.

Em um espelho, esta direção não mudaria, então o magnético aplicado campo ainda aponta para baixo na imagem espelhada deste experimento. No entanto, desde o atual produzir um campo magnético circula em um plano perpendicular à direção do campo, e o a direção do campo de alinhamento é paralela ao plano do espelho, o fluxo de corrente nos enrolamentos do ímã que produz o campo circula em um plano perpendicular ao espelho, e aparecerá a ser revertido na imagem espelhada deste experimento.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro