Em um experimento com um pêndulo simples, um estudante decide verificar se o período T é independente da amplitude A (definida como o maior ângulo que o pêndulo faz com a vertical durante suas oscilações). Ele obtém os resultados apresentados na Tabela 2.12.

(a) Desenhe um gráfico de T por A. (Considere sua escolha de escalas cuidadosamente. Se você tem qualquer dúvida sobre esta escolha, desenhe dois gráficos, um incluindo a origem, A = T= 0, e outro onde apenas os valores de T entre 1,9 e 2,2 s estejam presentes.) 0 estudante pode concluir que o período é independente da amplitude?

(b) Discuta como as conclusões da parte (a) seriam afetadas se todos os valores medidos de T tivessem uma incerteza de ±0,3 s.

Passo 1

a) Vamos realizar o gráfico no programa Paint, para que você possa entender melhor como ficaria o gráfico com estes dados. Plotamos o gráfico com os resultados obtidos na tabela do problema, teremos:

Como podemos perceber em ambos os gráficos, T realmente varia com A. Isso deve ser provado de forma mais concisa de acordo com a escolha cuidadosa da escala.

Passo 2

b) Como podemos perceber, no segundo gráfico, no ponto 4, a linha quase não foi inserida na incerteza. Por conta disso, podemos dizer que se uma das figuras fossem redesenhadas, com as barras de erros de 0,3s acima e abaixo, logo não poderíamos provas que T e A variam concomitantemente.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro