Enunciado
Física - Fundamentos de Física Volume 3 - Eletromagnetismo - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 22.Problemas Adicionais - Ex. 85
Na Fig. 22-64, a partícula 1, de carga q1 = 1,00 pC, e a partícula 2, de carga q2 = - 2,00 pC, são mantidas fixas, separadas por uma distância d = 5,00 cm. Determine, em termos dos vetores unitários, o campo elétrico (a) no ponto A; (b) no ponto B; ( c) no ponto C. ( d) Faça um esboço das linhas de campo elétrico.
Passo 1
Como os pontos estão distribuídos na reta do eixo x, todos os vetores de campo elétrico só terão componentes na direção x. Então, para calcular o campo elétrico no ponto A, item (a), vamos usar a formula do campo elétrico. Porém, vamos tomar cuidado com a direção do vetor do campo elétrico, sempre lembrando que o campo sai da carga positiva e entra na negativa:
Passo 2
Para o item (b), vamos observar os campos elétricos. Sabemos que o campo elétrico sai da carga positiva e entra na carga negativa, ou seja, nesse caso os campos apontam na mesma direção:
Passo 3
Agora no item (c), temos um cenário parecido com o item (a), porém o sinal dos campos é invertido. Assim:
Passo 4
Para o item (d), basta lembrar que as linhas de carga positiva e entram na carga negativa, e como a partícula negativa tem o dobro da carga, eu tenho o dobro de linhas entrando nela. Deve ficar algo parecido com:
Resposta
(a)
(b)
(c)
(d)