Na Fig. abaixo, as linhas de campo elétrico do lado esquerdo têm uma separação duas vezes maior que as linhas do lado direito. (a) Se o módulo do campo elétrico no ponto A é 40 N/C, qual é o módulo da força a que é submetido um próton no ponto A? (b) Qual é o módulo do campo elétrico no ponto B?

Passo 1

Essa questão é mais conceitual do que prática. O enunciado nos dá uma figura em que há dois pontos que estão em uma área de campo elétrico, no lado esquerdo a separação entre as linhas é duas vezes maior que do lado direito. O que nós precisamos saber é a força que está submetido um próton localizado no ponto A e o módulo do campo elétrico no ponto B.

Passo 2

Item (a)

Para esse item, nós temos que saber que o conceito de campo elétrico é força dividida pela carga de prova, então:

F = q E  

Lembrando que estamos botando em módulo, pois o enunciado trata da força e do campo de forma escalar. Como sabemos a carga do próton ( e = 1,6   x   10 - 19   C )   e o campo elétrico no ponto A ( 40   N / C ), jogando na fórmula acima:

F = q E A =   1,6   x   10 - 19   C 40 N C = 6,4   x   10 - 18   N

Passo 3

Item (b)

Esse item explora uma abordagem mais conceitual da matéria. Nós precisamos saber que o número de linhas do campo elétrico por unidade de área, no plano perpendicular às linhas, é proporcional ao módulo do campo elétrico. Ficou meio confuso? Isso apenas quer dizer que quanto maior a densidade das linhas, maior será o campo elétrico, isto é, a densidade de linhas e o campo elétrico são diretamente proporcionais! Então, quando o enunciado fala que no lado esquerdo há uma separação duas vezes maior que do lado direito, ele quer dizer que E B = E A / 2 .

Assim,

E B = 40 / 2 N / C = 20   N / C .

Resposta

a   F =   6,4   x   10 - 18   N

b E B = 20   N / C

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma carga total Q está distribuída uniformemente através de um cubo cuja a aresta mede a . podemos dizer que o módulo do campo elétrico resultante, num ponto externo P , a uma distância r do centro do
Por que as linhas do campo nas extremidades da Fig. 24-4, quando prolongadas, parecem divergir do centro da figura?
Uma carga puntiforme q de massa m é colocada em repouso num campo não-uniforme. Será que ela irá seguir, necessariamente, a linha de força que passa pelo ponto em que foi abandonada?
Uma carga puntiforme está se movendo perpendicularmente às linhas de fora de um campo elétrico. Existe alguma força alguma eletrostática atuando sobre ela?
Um campo elétrico uniforme existe em uma região entre duas placas com cargas elétricas opostas. Um elétron é liberado, a partir do repouso, da superfície da placa negativamente carregada e atinge a su