Enunciado

Na figura 1-14 aparecem as energias potenciais de duas moléculas diatômicas de mesma massa reduzida. Determine a partir do gráfico qual das duas moléculas tem maior (a) distância internuclear, (b) momento de inércia, (c) separação entre níveis de energia rotacional de mesmo r e u, (d) energia de ligação, (e) energia de ponto zero (Sugestão: Veja o problema 3), (f) separação entre os estados vibracionais mais baixos.

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos resolver juntos mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

a) A Figura 12-14 no livro texto mostra duas curvas de potencial de energia correspondente a dois diferentes moléculas diatômicas. Curva 1 mais longa e mais rasa que a curva 2, com seu mínimo mudado para a direita da curva 2 e não tão funda.

A molécula 1 tem uma maior distância internuclear, porque a curva de potência mínima, onde o equilíbrio de separação é atingido, é localizada com um valor maior de R .

Passo 3

b) Inércia rotacional I é definida como

I = μ R 0

Aqui, μ é a massa reduzida da molécula e R 0 é o equilíbrio internuclear de separação dos átomos. Ambas as moléculas tem a mesma massa reduzida, então porque a molécula 1 tem uma distância maior internuclear, também terá uma inércia rotacional maior

Passo 4

c) o nível da energia rotacional Δ E r com o mesmo nível vibracional são separadas por:

Δ E r = h 2 I r

Aqui, I é a inércia rotacional, r é o nível rotacional de transição, e h é a constante de Planck. A molécula 2 tem uma inércia rotacional I , e então para a mesma transição r no mesmo nível de vibração v , vai ter uma separação maior nos níveis rotacionais.

Passo 5

d) a magnitude do potencial do mínimo da curva é a energia com a qual a molécula é ligada. O mínimo da molécula 2 é mais negativo que a molécula 1, então é a molécula 2 tem uma energia de ligação maior.

Passo 6

e) a energia de ponto-zero δ da molécula diatômica é:

δ = 1 2 h v 0 = h 4 π μ ∂ 2 V ∂ R 2 R 0

Aqui, h é a constante de Planck, ν 0 é a frequência vibracional clássica, μ é a massa reduzida da molécula, e ∂ 2 V / ∂ R 2 R 0 é a constante da mola clássica do sistema, que é a curvatura da curva de potencial no mínimo.

A curva correspondente a molécula 2 é mais funda a molécula 2, e então tem uma curvatura maior. Isso significa que a constante de mola da molécula 2 é maior, e então a frequência de vibração clássica é maior e é a energia de ponto zero.

Passo 7

f) a energia de separação Δ E v entre os níveis de vibração

Δ E v = h ν 0 = h 2 π μ ∂ 2 V ∂ R 2 R 0

Como a separação é dependente na frequência de vibração clássica e a molécula 2 tem uma ν 0 maior, e também tem uma maior separação entre os níveis de vibração.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro