A figura 29-81 mostra, em seção reta, dois fios longos paralelos separados por uma distância ; os dois fios conduzem uma corrente de , que tem o sentido para fora do papel no fio 1. O ponto P está sobre a mediatriz do segmento de reta que liga os dois fios. Em termos dos vetores unitários, determine o campo magnético no ponto P se o sentido da corrente 2 for (a) para fora do papel.
Passo 1
Vamos começar analisando a simetria do problema no ponto , fazendo isso saberemos qual é o módulo do campo e também teremos uma boa visualização da sua direção e é isso que questão quer de nós, módulo e direção do campo elétrico.
Para o item a. a corrente está para fora do papel, então coloca o seu polegar direito em cada fio pra fora do papel e envolva sua mão como se fosse abraça-lo, ao fazer isso você vai encontrar um sentido horário ou anti horário. Ao encontrar esse sentido coloque o campo perpendicular a distância do fio em questão ao ponto
Pronto temos o desenho e agora é só analisar a geometria, beleza?
Passo 2
Com aquela geometria a gente vê que os campos na vertical se anulam e na horizontal se somam, causando uma resultante no sentido negativo de .
Como as correntes são iguais, os fios também e suas distâncias ao ponto são simétricas podemos dizer que:
Então se só temos componente em o campo resultante será:
Onde :
Substituindo a equação para o campo magnético temos:
Na qual é a distância entre os fios e o ponto P.
Colocando então o sentido e substituindo-se os valores temos:
Resposta
O campo é: